Páginas

Quem sou eu

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Alienista - 
RESUMO 


Um médico chamado Simão Bacamarte, se casa com Dona Evarista com a intenção de ter filhos saudáveis já que ela era uma esposa escolhida de acordo com sua saúde, mas foi em vão, pois ela não pode lhe dar filhos. Sendo assim ele coloca suas atenções em um recanto psíquico, resolveu então instalar na cidade de Itaguaí uma casa de orates, onde muitos chamavam de Casa Verde pela cor de suas janelas. Alegou a câmara da cidade que era um estudo muito em alta na Europa e logo foi aprovada a ideia.
Com a casa verde inaugurada e seus pacientes chegando, Dona Evarista se sentiu de lado e vendo isso Simão Bacamarte a pagou uma viagem ao Rio de Janeiro, ficando assim com sua atenção voltada só para seus estudos. A cidade fica a mercer dele que resolve, diagnosticar quem eram os loucos de cidade.
Começa a internar os verdadeiros doentes e aos poucos Simão Bacamarte, num surto, diz que os honestos e os justos eram bem loucos. Chega a internar quase toda a cidade. Na medida em que vai analisando suas teorias, vai alterando o tratamento dispensado aos pacientes.
A cidade já desconfiada dessas  teorias se rebela numa revolução armada e ele o reconheceu como único louco irremediável, o médico tranca-se na Casa Verde, onde morre alguns meses depois


CRITICA 

O alienista é um livro de Machado de Assis, foi publicado em 1882, durante o movimento literário denominado Realismo. É livro critico a sociedade burguesa da época. Personagens crédulos da superioridade européia na medicina da loucura. Faz crítica à sociedade que o autor nunca perdia oportunidade de mostrar patética e hipócrita.



Nome: Karina M. Zellin    nº 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página