Páginas

Quem sou eu

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resumo do livro: "O Alienista"

O livro conta a história de Simão Bacamarte um médico conceituado em Portugal e na Espanha, decide se dedicar pelo campo da psiquiatria e inicia um estudo sobre a loucura e seus graus.
Instalou-se em Itaguaí, onde funda a Casa Verde, um hospício, e abastece-o de cobaias humanas para as suas pesquisas. Passa a internar todas as pessoas da cidade que ele julgue loucas; o vaidoso, o bajulador, a supersticiosa, a indecisa, etc. Nem D. Evarista, esposa do Alienista escapou: indecisa entre ir a uma festa com o colar de granada ou o de safira. O boticário, os inocentes aficionados em enigmas e charadas, todos eram loucos.
No começo a vila de Itaguaí aplaudiu a atuação do Alienista, mas os exageros de Simão Bacamarte ocasionaram um motim popular, a rebelião das canjicas, liderados pelo ambicioso barbeiro Porfírio. Porfírio acaba vitorioso, mas em seguida compreende a necessidade da Casa Verde e alia-se a Simão Bacamarte. Há uma intervenção militar e os revoltosos são trancafiados no hospício e o alienista recupera seu prestígio. Entretanto Simão Bacamarte chega à conclusão de que quatro quintos da população internada eram casos a repensar. Inverte o critério de reclusão psiquiátrico e recolhe a minoria: os simples, os leais, os desprendidos e os sinceros.
 O alienista, contudo, imbuído de seu rigor científico percebe que os germes do desequilíbrio prosperam porque já estavam latentes em todos. Analisando bem, Bacamarte verifica que ele próprio é o único sadio e reto. Por isso o sábio internou-se no casarão da Casa Verde, onde morreu dezessete meses depois. Apesar do boato de que ele seria o único louco de Itaguaí, recebeu honras póstumas.

Comentário crítico:

"O Alienista" ridiculariza a tendência humana de rotular os outros, utilizando para isso o desejo do personagem de colocar um limite preciso entre doença e sanidade mental. A obra O alienista é uma obra do autor Machado de Assis e foi publicada originalmente no ano de 1882, durante o movimento literário denominado Realismo. O livro foi adaptado por Sérgio Luis Fischer e publicado pela editora L&PM, no ano de 2009. O texto O Alienista retrata a realidade social de uma cidade pequena do Rio de Janeiro do século XIX, a cidade de Itaguaí. O foco do conto é o excêntrico e alienado patologista cerebral, Simão Bacamarte, cientista renomado pela Europa que resolve estudar as faculdades do cérebro humano na calmaria do interior carioca.

Aluna: Maíra Rangel   n°: 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página