Páginas

Quem sou eu

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Brasil, Romantista

O Romantismo no Brasil se desenrolou em quatro estilos, o romance urbano, histórico e regionalista. Romantismo (com letra maiúscula) é a escola literária de um momento artístico, e o termo romance design, um tipo de narrativa.
   O primeiro romance brasileiro é “O filho do pescador”, de Teixeira de Souza, de 1843, mas, o nosso primeiro romance de qualidade é “A Moreninha” , de Joaquim Manuel de Macedo, lançado em 1844, e considerado como romance urbano aquele que apresenta a cidade como cenário e o comportamento dos citadinos são incorporados nos personagens da narrativa.

   O filho do pescador (Teixeira de Sousa -1843)                          
 
A moreninha (Joaquim Manuel de Macedo – 1844)

                                                              

Trecho de “A moreninha”:
E disse então: – Moreninha,
Se um dia tu fores minha,
Que amor, que amor não terás!
Eu dou-te noites de rosas
Cantando canções formosas
Ao som dos meus ternos ais.”
 

Trecho romântico, sentimental e bem exagerado ao quanto de carinho "moreninha" receberia da parte do narrador.


   José Martiniano de Alencar nasceu em Mecejana, estado do Ceará em 1º de maio de 1829. Seu pai era um senador empolgado pela causa pública. Sua mãe era conhecida pela alta dose de tolerância, persistência, abnegação. José de Alencar atribuía a ela o haver desenvolvido imaginação e capacidade para o sonho.
   Quando falamos em prosa romântica histórica e indianista, o autor cearense conseguiu transitar entre as quatro tendências e sendo o principal autor nos dois últimos estilos citados. Suas obras mais destacadas são: Romance urbano: Lucíola, de 1862; Romance regionalista: O sertanejo, de 1875; Romance histórico: A guerra dos mascates, 1873; Romance indianista: O guarani, de 1857.
O romance indianista foi uma forma de similaridade à proposta européia de valorização do passado medieval. A tendência histórica em nossos romances se baseava em tipos históricos e narrando-os em seu tempo e espaço real.





( José Martiniano de Alencar )


Alunos: Patrick S. F. Rodrigues Nº32
Filipe Marins nº09
Thiago Rodrigues nº41
Matheus Calheiros nº29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página